• A NOITE NA ILHA

     

    Dormi contigo a noite inteira junto do mar, na ilha.


    Selvagem e doce eras entre o prazer e o sono,


    entre o fogo e a água.


    Talvez bem tarde nossos


    sonos se uniram na altura e no fundo,


    em cima como ramos que um mesmo vento move,


    embaixo como raízes vermelhas que se tocam.


    Talvez teu sono se separou do meu e pelo mar escuro


    me procurava como antes, quando nem existias,


    quando sem te enxergar naveguei a teu lado


    e teus olhos buscavam o que agora – pão,


    vinho, amor e cólera – te dou, cheias as mãos,


    porque tu és a taça que só esperava


    os dons da minha vida.


    Dormi junto contigo a noite inteira,


    enquanto a escura terra gira com vivos e com mortos,


    de repente desperto e no meio da sombra meu braço


    rodeava tua cintura.


    Nem a noite nem o sonho puderam separar-nos.


    Dormi contigo, amor, despertei, e tua boca


    saída de teu sono me deu o sabor da terra,


    de água-marinha, de algas, de tua íntima vida,


    e recebi teu beijo molhado pela aurora


    como se me chegasse do mar que nos rodeia.

     

     

     

    Pablo Neruda )


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :