• Estou Cansado

     

    Estou Cansado

    Estou cansado, é claro, 
    Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado. 
    De que estou cansado, não sei: 
    De nada me serviria sabê-lo, 
    Pois o cansaço fica na mesma. 
    A ferida dói como dói 
    E não em função da causa que a produziu. 
    Sim, estou cansado, 
    E um pouco sorridente 
    De o cansaço ser só isto — 
    Uma vontade de sono no corpo, 
    Um desejo de não pensar na alma, 
    E por cima de tudo uma transparência lúcida 
    Do entendimento retrospectivo... 
    E a luxúria única de não ter já esperanças? 
    Sou inteligente; eis tudo. 
    Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto, 
    E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá, 
    Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa. 

    Álvaro de Campos, in "Poemas" 

     


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :